04 novembro 2012

Reunião de 04/11/12


A reunião desta semana foi uma oração! Uma novidade para uns, nem tanto para outros, estes são excelentes momentos para abrandar da correria quotidiana e estar atentos aquilo que Deus nos pode querer dizer neste momento.

A oração é um dos pilares em que deve assentar a nova vida cristã, ainda mais quando é feita em Comunidade.

O tema central da oração foi o de pertencermos a um grupo, que estamos ligados a algo maior que nós, coisa que podemos por vezes esquecer ou não ter presente. E era disso mesmo que nos falavam as leituras, como a passagem que nos fala da primeira comunidade:

“Eles mostravam-se assíduos ao ensinamento dos apóstolos, à comunhão fraterna, à fracção do pão e às orações. Apossava-se de todos o temor, pois numerosos eram os prodígios e sinais que se realizavam pelos apóstolos.
Todos os que tinham abraçado a fé reuniam-se e punham tudo em comum: vendiam suas propriedades e bens, e dividiam-nos entre todos, segundo as necessidades de cada um. Dia após dia, unânimes, mostravam-se assíduos no Templo e partiam o pão pelas casas, tomando o alimento com alegria e simplicidade de coração. Louvavam a Deus e gozam de simpatia de todo o povo. E o Senhor acrescentava a cada dia ao seu número os que seriam salvos." (Act 2, 42-47)

E partindo desta passagem, éramos convidados depois a medir com a ajuda do seguinte texto:
“A fé cristã é sempre uma experiência comunitária. Não se é cristão sozinho, mas dentro de uma comunidade que nos acompanha no caminho da fé. Por isso, nós cristãos, somos chamados a viver «em comunhão». Somos convidados a recitar o Pai-nosso no plural e a traduzir, em fraternidade, as exigências da fé. Somos também chamados a descobrir a Eucaristia como a beleza do amor de Deus, onde se realiza já o mistério da comunhão com Deus e com os irmãos, em Jesus Ressuscitado. A fé em Cristo é inseparável de um sentido de pertença à Igreja, sinal visível da sua acção salvífica no meio do mundo. Assim, o grupo é parte de um «grupo» mais alargado que é a comunidade cristã – a união dos que se sentem chamados a viver e a partilhar a sua fé em Jesus Cristo.
 (…) A primeira comunidade cristã foi a que se formou à volta de Jesus e que, a partir do testemunho dos Apóstolos continuado pelos cristãos de todos os tempos, se estendeu a toda a terra, dando origem a um número incontável de comunidades que formam a mesma Igreja de Jesus Cristo. Também hoje nós somos convidados a fazer parte do grupo de Jesus.”

E tu, que tiraste deste momento? Já sentias falta da oração e do silêncio? Se nunca tinhas estado numa oração deste estilo, como te sentiste?

E agora, podemos ficar com a oração que já rezámos e que pode servir para irmos rezando durante a semana:
“Obrigado, Senhor, Por me teres dado a vida e por me teres chamado para o teu grupo. Chamas-me, todos os dias, a ser tua testemunha no mundo, entre os irmãos. Chamas-me a viver com os outros, a encontrar-Te e a amar-Te e a encontrar e amar os outros. Tu, que vês a minha vida e a conheces todo o meu ser, ajuda-me a estar sempre unido a Ti e a todos os irmãos. Pelo amor vivido em cada dia, faz-me um construtor de uma Igreja viva, de uma Igreja comunidade.”


 

Sem comentários: