23 fevereiro 2009

Reunião 22 de Fevereiro de 2009

Oração

Cantarei ao Senhor enquanto viver,
Louvarei o meu Deus enquanto existir,
Nele encontro a minha alegria,
Nele encontro a minha alegria.

Introdução

Como ser Missionário?

Pode ser-se missionário de uma forma radical. Trata-se de deixar a sua terra e a sua cultura para ir para outras terras longínquas e assimilar outra cultura. Assim encarnado no meio de um povo, gasta a sua vida ao jeito de Jesus Cristo, que passou fazendo o bem. Tudo para que as pessoas percebam que Deus é Amor.

Pode também ser-se missionário de uma forma menos radical. Não se parte fisicamente mas vive-se a vocação cristã, dando testemunho do Reino de Deus, tal como Jesus o anunciou, que é Reino de verdade e de vida, de justiça e igualdade, de amor e alegria. O cristão é enviado a anunciar nos seus ambientes a ternura de Deus, que para todos deseja a paz e o bem.

Também se é missionário quando, mesmo sem se ter uma vida activa numa família ou na sociedade, se tem um coração tão grande que nele há lugar para os povos de todo o mundo, especialmente pelos pobres e por aqueles que buscam Deus e ainda não encontraram quem lho anunciasse. Santa Teresa do Menino Jesus, mesmo sem sair do seu convento, é invocada como padroeira das missões. Ela, confiante na força da oração, orava pelos missionários.

Leitura 1 Cor 12, 12-31:

Pois, como o corpo é um só e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, apesar de serem muitos, constituem um só corpo, assim também Cristo. De facto, num só Espírito, fomos todos baptizados para formar um só corpo, judeus e gregos, escravos ou livres, e todos bebemos de um só Espírito. O corpo não é composto de um só membro, mas de muitos. Se o pé dissesse: «Uma vez que não sou mão, não faço parte do corpo», nem por isso deixaria de pertencer ao corpo. E se o ouvido dissesse: «Uma vez que não sou olho, não faço parte do corpo», nem por isso deixaria de pertencer ao corpo. Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo ele fosse ouvido, onde estaria o olfacto? Deus, porém, dispôs os membros no corpo, cada um conforme lhe pareceu melhor.  Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Há, pois, muitos membros, mas um só corpo. Não pode o olho dizer à mão: «Não tenho necessidade de ti», nem tão pouco a cabeça dizer aos pés: «Não tenho necessidade de vós».  Pelo contrário, quanto mais fracos parecem ser os membros do corpo, tanto mais são necessários, e aqueles que parecem ser os menos honrosos do corpo, a esses rodeamos de maior honra, e aqueles que são menos decentes, nós os tratamos com mais decoro; os que são decentes, não têm necessidade disso. Mas Deus dispôs o corpo, de modo a dar maior honra ao que dela carecia, para não haver divisão no corpo e os membros terem a mesma solicitude uns para com os outros.  Assim, se um membro sofre, com ele sofrem todos os membros; se um membro é honrado, todos os membros participam da sua alegria. Vós sois o corpo de Cristo e cada um, pela sua parte, é um membro. E aqueles que Deus estabeleceu na Igreja são, em primeiro lugar, apóstolos; em segundo, profetas; em terceiro, mestres; em seguida, há o dom dos milagres, depois o das curas, o das obras de assistência, o de governo e o das diversas línguas. Porventura são todos apóstolos? São todos profetas? São todos mestres? Fazem todos milagres? Possuem todos o dom das curas? Todos falam línguas? Todos as interpretam? Aspirai, porém, aos melhores dons. Aliás, vou mostrar-vos um caminho que ultrapassa todos os outros.

Meditação: Amor, a chave da vocação

Considerando o corpo místico da Igreja, não me tinha reconhecido em nenhum dos membros descritos por S. Paulo; ou melhor, queria reconhecer-me em todos… A caridade deu‑me a chave da minha vocação. Compreendi que se a Igreja tinha um corpo composto de diversos membros, o mais necessário, o mais nobre de todos não lhe faltava: compreendi que a Igreja tinha um coração, e que esse coração estava ardendo de amor. Compreendi que só o Amor fazia agir os membros da Igreja; que se o Amor se apagasse, os apóstolos já não anunciariam o Evangelho, os mártires recusar-se-iam a derramar o seu sangue... Compreendi que o Amor encerra todas as Vocações, que o Amor é tudo, que abarca todos os tempos e todos os lugares... numa palavra, que é Eterno!...

(História de uma Alma, Ms B 3vº)

O Senhor é a minha Força,
Ao Senhor o meu canto.
Ele é nosso Salvador,
Nele eu confio e nada temo,
Nele eu confio e nada temo.

Preces
Oremos a Deus pelos povos dos cinco continentes, recitando e pensando em cada um deles o Pai nosso onde se pede: «Venha a nós o vosso reino».

África

Vós vos agradecemos, Senhor, os valores dos povos africanos: a alegria, o espírito de solidariedade e partilha, a abertura, o acolhimento e a hospitalidade, a capacidade de resistir às adversidades. Recordando os missionários da verde África, oremos.

Kyrie Eleison, Christe Eleison

Ásia

Nós vos agradecemos, Senhor, porque este continente tem um passado sem igual. Ainda hoje suscita admiração pelas milenárias culturas e as grandes religiões como o hinduísmo e o budismo. Recordando os missionários da imensa Ásia, oremos.

Kyrie Eleison, Christe Eleison

Oceania

Nós vos damos graças, Senhor, pelos povos deste longínquo continente, formado por imensas ilhas e muitos povos, rico de beleza e encanto. Recordando os missionários da distante Oceania, oremos.

Kyrie Eleison, Christe Eleison

Américas

Nós vos damos graças, Senhor, pela América do Norte, terra de prosperidade e progresso. E também pela América do Sul, terra de entusiasmo e de grandes ideais. Recordando os missionários nas Américas, oremos.

Kyrie Eleison, Christe Eleison

Europa

Nós vos damos graças, Senhor, por este nosso continente, berço de inúmeras civilizações e povos. É uma terra de tradição cristã, embora necessite hoje de ser de novo evangelizada. Recordando o nosso velho continente, oremos.

Kyrie Eleison, Christe Eleison

Oração final

Senhor, nosso Deus, pelo baptismo fizeste de nós, Igreja, um povo de missionários, anunciadores alegres e audazes da Boa Nova. Fazei que nos sintamos enviados aos outros levando-lhes com o testemunho de vida uma mensagem de amor. Por Nosso Senhor.

Nada nos separará,
Nada nos separará,
Nada nos separará,
Do amor de Deus.

Sem comentários: