16 fevereiro 2009

Reunião 15 de Fevereiro de 2009

“Porque viajas tanto?”

“Na paróquia de San Benedetto, perto de São Paulo Extra-Muros, João Paulo II é recebido por um grupo de miúdos. «Porque viajas tanto?» A pergunta é feita por um deles, mais afoito: «Porque viajas pelo mundo?» João Paulo II olha para ele e responde: «Porque o mundo não está todo aqui! Não leste o que disse Jesus? “Ide e evangelizai o mundo inteiro”. Por isso, eu viajo pelo mundo inteiro!» “

“Porque viajas tanto”, Aura Miguel

Visita aos EUA, Abril 2008

"Renovo o apelo para que os Estados reduzam as despesas militares para o armamento e tomem em séria consideração a ideia de criar um fundo mundial destinado a projectos de desenvolvimento pacífico dos povos", apontou, numa mensagem dirigida ao Conselho Pontifício Justiça e Paz.

"A produção e o comércio de armas - salientou Bento XVI – estão em contínuo aumento e vão assumindo um papel decisivo na economia mundial. Há uma tendência para a sobreposição da economia civil à militar".

Um especial destaque merece a intervenção que Bento XVI fará na Assembleia das Nações Unidas. Também aos representantes dos povos do mundo, refere a vídeo-mensagem, o Papa levará "a mensagem da esperança cristã".

"De facto, mais do que nunca o mundo tem necessidade de esperança: esperança de paz, de justiça, de liberdade. Mas não poderá realizar esta esperança sem obedecer à lei de Deus, que Cristo levou a cumprimento no mandamento de nos amarmos uns aos outros", adverte.

 

Cuba, 1998

A visita do Papa João Paulo II, em Janeiro de 1998, foi sem dúvida o acontecimento mais marcante para a Igreja e para os cristãos de Cuba. Foi precedida de um programa nacional de catequese sobre a Igreja e de uma missão animada por leigos que visitam casa por casa, levando a imagem da "Virgem Peregrina". A visita do papa proporcionou um espaço de liberdade e contribuiu para que as pessoas perdessem o medo e expressassem o direito de serem crentes e de poderem manifestá-lo. Após a visita papal, o governo autorizou quarenta padres e trinta religiosas a entrar no país. Foi dada uma maior liberdade para a realização de celebrações ao ar livre, procissões e missas, e o Natal foi declarado dia festivo e feriado nacional. Além disso, a pedido da Igreja, foram libertados 300 presos políticos.

 

Visita à Angola, 20-23 Março 2009

Visita do Papa a Angola «é merecida»

O anúncio da visita de Bento XVI a Angola foi recebida com "grande emoção e alegria". A visita do Papa a este país africano surge na sequência de um convite do Presidente da República e dos Bispos angolanos.

Segundo uma nota escrita, o Núncio apostólico em Angola, D. Ângelo Becciu, considera que a visita é uma "confirmação do Papa para a evangelização, reconciliação e pacificação que a Igreja angolana tem ajudado a desenvolver".

"A visita do Papa aparece como que merecida, depois de inumeráveis sofrimentos deste paciente e crente Povo angolano, e será, com certeza, sinal de encorajamento a prosseguir pelo caminho já enveredado da paz e do desenvolvimento socioeconómico".

O Papa chegará, a Luanda, no dia 20 de Março e ficará, em Angola, até ao dia 23.

 

Visita à Polónia, 1979

A visita de João Paulo II à Polónia foi um extraordinário sucesso. Dez milhões de polacos, um terço da população do país, ocuparam as ruas, vitoriando o Papa, outros tantos seguiram a visita pela televisão - que recebeu ordens do Governo comunista para filmar sobretudo grandes planos, evitando dar imagem às multidões. A situação interna polaca não precisava de um estímulo externo para explodir. Mas a visita do Papa, a primeira das quatro que realizou nos anos 80, contribuiu para acelerar a marcha de um povo profundamente católico. Szulc transcreve estas significativas palavras do amigo e editor de poesia de Karol Wojtyla, Marek Skwarnicki. Segundo Marek, o "choque de liberdade" e a "euforia" da Polónia foram maiores durante a estada de João Paulo II do que quando caiu, uma década depois, o regime comunista. "Foi", escreveu ele, "uma embriaguez com a liberdade das multidões de viver numa 'Polónia humana', de sair para as ruas 'deles' nas cidades e nas aldeias que eles (os comunistas) já não controlavam." Marek, que acompanhou o Papa em diversas viagens, diz que teria bastado uma simples palavra do Santo Padre para incendiar a Polónia. E ter tido a mesma noção quando, durante a ditadura de Marcos, o Papa visitou as Filipinas. Este era o poder de um homem, de um só homem.

Questões:

- O que leva os Papas a viajar?

- Que mudanças há com a visita do Papa?

 

Oração

Carta aos jovens

Precisamos de Santos sem véu ou batina.

Precisamos de Santos de calças de ganga e ténis.

Precisamos de Santos que vão ao cinema, ouvem música e passeiam com os amigos.

Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar, mas que se "esfolam" na faculdade.

Precisamos de Santos que tenham o dia para rezar e que saibam namorar na pureza e castidade, ou que consagrem a sua castidade.

Precisamos de Santos modernos, Santos do século XXI com uma espiritualidade inserida no nosso tempo.

Precisamos de Santos comprometidos com os pobres e nas necessárias mudanças sociais.

Precisamos de Santos que vivam no mundo, se santifiquem no mundo, que não tenham medo de viver no mundo.

Precisamos de Santos que bebam Coca-Cola e comam cachorros quentes, que usem calças de ganga, que sejam internautas, que oiçam música no iPod.

Precisamos de Santos que amem a Eucaristia e que não tenham vergonha de comer um gelado ou comer pizza no fim-de-semana com os amigos.

Sem comentários: