02 dezembro 2012

Reunião de 02/12/12

A reunião desta semana foi uma oração, marcando o início do Advento e de um novo ano litúrgico.

"Ao preparar-nos para o Natal, o Advento prepara-nos para acolher a Cristo. No seio do povo de Israel, Deus preparou a vinda de Cristo, os profetas anunciaram-na, João Baptista abriu o caminho. O Advento lembra-nos a espera dos pobres: Maria e José, Isabel e Zacarias… O Advento, em nós, é espera da presença de Cristo. Através de nós, é espera da sua presença no mundo.
Esta espera é feita de simplicidade, de espírito de infância, de alegria."

"A realidade da história humana está marcada pelas nossas limitações, pelo nosso egoísmo, pela destruição do planeta, pela escravidão, pela guerra e pelo ódio, pela prepotência dos senhores do mundo… Quantos milhões de homens conhecem, dia a dia, um quadro de miséria e de sofrimento que os torna escravos, roubando-lhes a vida e a dignidade… A Palavra de Deus que hoje nos é servida abre a porta à esperança e grita a todos os que vivem na escravidão: “alegrai-vos, pois a vossa libertação está próxima. Com a vinda próxima de Jesus, o projecto de salvação/libertação de Deus vai tornar-se uma realidade viva; o mundo velho vai converter-se numa nova realidade, de vida e de felicidade para todos”.
No entanto, a salvação/libertação que há-de transformar as nossas existências não é uma realidade que deva ser esperada de braços cruzados. É preciso “estar atento” a essa salvação que nos é oferecida como dom, e aceitá-la. Jesus vem; mas é necessário reconhecê-l’O nos sinais da história, no rosto dos irmãos, nos apelos dos que sofrem e que buscam a libertação. É preciso, também, ter a vontade e a liberdade de acolher o dom de Jesus, deixar que Ele nos transforme o coração e Se faça vida nos nossos gestos e palavras."

Estas pronto para começar este período de preparação da vinda de Cristo?

Sem comentários: