03 abril 2012

Jornada Diocesana da Juventude – 01 de Abril de 2012

No passado domingo, dia 1 de Abril (e não, não é mentira!) e Domingo de Ramos, o GJMM participou na Jornada Diocesana da Juventude em Lisboa. Esta pretendia reunir os jovens dos vários grupos católicos da diocese de Lisboa com vista a comemorar o Dia Mundial da Juventude, criado pelo papa João Paulo II em 1985. Tendo em vista a proposta do Papa para este ano, convidando os jovens a meditarem no tema “Alegria”, o tema da JDJ foi “Em Cristo, a Alegria e a Sabedoria”. A fim de estarmos melhor preparados para esta meditação, fizemos previamente duas reuniões de preparação com discussão de textos relacionados com o tema, a partir do guião que nos foi dado pela diocese.

Partimos assim da estação de Mem Martins às 13h15, juntamente com o grupo do Algueirão (que estava em peso!) e chegámos a Lisboa, onde nos dirigimos logo à Igreja do Sagrado Coração de Jesus, perto do Marquês de Pombal, onde já se encontrava uma pequena multidão de jovens. Enquanto não começou o primeiro workshop, o grupo de Agualva ia animando as hostes cantando clássicos como “Onde Deus te levar”, aos quais os jovens aderiram com alegria, num ambiente algo semelhante ao vivido noutras jornadas.

Entrados na Igreja do Sagrado Coração, assistimos à palestra do Dr. Henrique Leitão, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, intitulada “A fé da ciência e as razões da fé”. A mesma debruçava-se sobre a capacidade de conciliar fé, razão e ciência, dando exemplos de cientistas importantes que ao longo da História desenvolveram teorias científicas importantíssimas não deixando de ser crentes.

Finda a palestra dirigimo-nos à Igreja de São Domingos, junto ao Rossio, descendo a Avenida da Liberdade num ambiente de grande alegria e descontração. Na igreja assistimos ao testemunho de uma senhora intitulado “A alegria no sofrimento”, em que esta nos explicou a sua experiência de encontro com Deus durante um período em que teve cancro.

Continuámos o nosso percurso rumo à Sé, onde tivemos uma catequese do Cardeal Patriarca D. José, seguida da missa do Domingo de Ramos.

Voltámos a casa por volta das 22h, satisfeitos com um dia cheio de bênçãos, onde aprendemos bastante e pudemos experienciar um pouco daquilo que é a alegria de ser cristão juntamente com muitos outros jovens que partilham a nossa fé.

Podes ver as fotos deste dia aqui.

Texto por Pedro Martins.

1 comentário:

Inês Leitão disse...

Depois de ver as fotos e os temas das diferentes palestras, fiquei com pena de não ter ido !!