04 fevereiro 2012

Quem é este apostolo? (parte 1)

E eis que chega a hora de revelar quem era o apóstolo desta semana!
 Será que acertaste? Será que quem votou no Facebook acertou?

E agora, sem mais demoras, o apóstolo desta semana éééééé´...... (imagina o som de rufos a soar)

S. Pedro!
Então, adivinhaste? Todos os nossos votantes no Facebook acertaram em cheio e com total unanimidade!

Amanhã vamos publicar mais um vídeo e lançar mais uma votação e para tentares adivinhar quem é este apóstolo!

Agora, como prometido, aqui fica uma pequena nota biográfica do apóstolo desta semana:



São Pedro (do grego: Πέτρος, Pétros, "pedra", "rocha”, nasceu em Betsaida, século I a.C., e morreu em Roma, cerca de 67 d.C.). Antes de se tornar um dos doze discípulos de Cristo, Simão era pescador. Teria nascido em Betsaida e morava em Cafarnaum. Era filho de um homem chamado João ou Jonas e tinha por irmão o também apóstolo Santo André.


Segundo a Bíblia, o seu nome original não era Pedro, mas Simão. Nos livros dos Atos dos Apóstolos e na Segunda Epístola de Pedro, aparece ainda uma variante do seu nome original, Simeão. Cristo mudou seu nome para כיפא, Kepha (Cefas em português, como em Gálatas 2:11), que em aramaico significa "pedra", "rocha", nome este que foi traduzido para o grego como Πέτρος, Petros, através da palavra πέτρα, petra, que também significa "pedra" ou "rocha.


A mudança de seu nome por Jesus Cristo, bem como seu significado, ganham importância de acordo com a Igreja Católica em Mt 16, 18, quando Jesus diz: "E eu te declaro: tu és Kepha e sobre esta kepha edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão nunca contra ela.". Pedro foi o fundador, juntamente com São Paulo, da Igreja de Roma, sendo-lhe concedido o título de Príncipe dos Apóstolos. Esse título é um tanto tardio, visto que tal designação só começaria a ser usada cerca de um século mais tarde, suplementando o de Patriarca (agora destinado a outro uso). Pedro foi o primeiro Bispo de Roma. Essa circunstância é importante, pois daí provém a primazia do Papa e da diocese de Roma sobre toda a Igreja Católica. Posteriormente esse evento originaria os títulos "Apostólica" e "Romana".


Segundo o relato no Evangelho de São Lucas, no episódio conhecido como "Pesca milagrosa", Pedro teria conhecido Jesus quando este lhe pediu que utilizasse uma das suas barcas, de forma a poder pregar a uma multidão de gente que o queria ouvir. No final da pregação, Jesus disse a Simão que fosse pescar de novo com as redes em águas mais profundas. Pedro disse-lhe que tentara em vão pescar durante toda a noite e nada conseguira mas, em atenção ao seu pedido, fá-lo-ia. O resultado foi uma pescaria de tal monta que as redes iam rebentando, sendo necessária a ajuda de outra barca, que também quase se afundava ao arrastar os peixes. Numa atitude de humildade e espanto Pedro prostrou-se perante Jesus e disse para que se afastasse dele, já que era um pecador. Jesus encorajou-o, então, a segui-lo, dizendo que o tornaria "pescador de homens".


S. Pedro, na sua maravilhosa profissão de fé, exclamava: «Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo». E, no seu amor pelo Mestre, dizia: «Senhor, Tu sabes que eu Te amo.»

Sem comentários: