09 abril 2011

Quaresma – sabes o que é?

Olá,

Será que sabem o que significa realmente Quaresma e no que ela consiste? Este artigo vai servir para esclarecer-vos e relatar-vos algumas curiosidades deste tempo tão importante para os cristãos.

O que quer dizer Quaresma?

A palavra Quaresma vem do latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa mais importante do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no famoso Domingo de Páscoa. Esta prática data desde o século IV.

Na quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira (até a Missa da Ceia do Senhor) da Semana Santa, os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual e o cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais da sua fé com o objectivo de ser uma pessoa melhor e praticar o bem para com os outros.

A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência.

Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d. C., a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias. Assim surgiu a Quaresma.

Qual o significado destes 40 dias?

Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material. Os zeros que se seguem significam o tempo da nossa vida na terra, das suas provações e dificuldades. Portanto, a duração da Quaresma está baseada no símbolo deste número na Bíblia.

O que é que os cristãos devem fazer no tempo da Quaresma?

A Igreja católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grandes linhas de acção: a oração, a penitência e a caridade. Não é só durante a Quaresma, mas em todos os dias da nossa vida, o cristão deve procurar o Reino de Deus, ou seja, lutar para que exista justiça,  paz e o amor em toda a humanidade. Os cristãos devem então recolher-se para a reflexão e assim se aproximar de Deus.

A igreja também reforça que é importante o sacramento da Reconciliação nesta época para deixar o coração puro para a vinda do Senhor.

 

image

Para a semana, podes contar com a continuação deste artigo.

Bom fim de semana.

Texto escrito por Cristiana Silva.

Fonte: http://www.auxiliadora.org.br/quaresma.htm

Sem comentários: