27 outubro 2008

Reunião 26 de Outubro de 2008

A reunião desta semana do GJMM, foi um plenário onde todos os grupos expuseram as suas ideias da reunião do Domingo passado.

Deste plenário ficam estes pontos:

- Em regimes ditatoriais, os Cristãos tendem a ser perseguidos de morte pois não podem expressar a sua fé em público. Muitas das vezes para celebrarem o Cristo Ressuscitado, tem de se reunir em grupos pequenos e escondidos do resto da sociedade, muito à semelhança das primeiras comunidades cristãs que vem descritas na Bíblia.

- A Inquisição, um aspecto importante da nossa história, é-nos muitas vezes descrito como uma tentativa da Igreja de "limpar" os hereges ou aqueles que se oponham à fé Cristã.  É incorrecto este facto,  pois muitas das vezes era o próprio Rei ou a corte regente que dizia quais os que deviam de ser eliminados por se oporem ao Rei, mas eram usadas razões de falta de fé para os condenar à morte. 

- Foi também dado o exemplo de Portugal, onde os cristãos já não são perseguidos de morte, mas ainda existem muitas situações onde é recriminado, ou não é "bem-visto" o facto de se ser cristão.

conv-spaulo  

Penso que houve mais que foi dito mas que não está aqui referido. Quem quiser, pode como sempre utilizar a caixa de comentários para colocar mais pontos importantes destas duas reuniões.

Boa Semana para todos.

Sem comentários: