12 novembro 2006

Grupo de Jovens de Mem Martins
12 de Novembro de 2006




Dons do Espírito Santo: Entendimento

Os dons do Espírito Santo são capacidades infundidas pelo Espírito Santo na inteligência e na vontade que dispõem a alma a actuar segundo inspirações e moções divinas. Uns iluminam a razão, outros fortificam a vontade.

O dom do Entendimento permite, pela acção iluminadora do Espírito Santo, intuir as realidades sobrenaturais e chegar à sua contemplação. Revela o sentido dos acontecimentos, da Escritura, dos sacramentos, dos mistérios da fé e dos desígnios salvíficos de Deus. O dom do Entendimento permite-nos penetrar nas verdades da fé e entender o sentido e a linguagem das Sagradas Escrituras.

Trata-se de um dom que nos permite ir além da quase cultural divisão que hoje fazemos entre fé e razão. Na verdade elas não se contradizem. Pelo dom do Entendimento somos capazes de pensar, não só com o intelecto, mas envolvendo todas as nossas capacidades, também a afectividade, para entendermos bem o mundo, os outros, e Deus... Assim podemos ser mais simples diante de Deus, mais humildes diante de nós mesmos, e mais tolerantes com os outros. O que a fé fez simplesmente acreditar, o dom do Entendimento no-lo faz penetrar mais claramente – Aqueles cujo ofício é instruir os outros, os pregadores, os directores, devem estar cheios deste dom.

· Aperfeiçoa o exercício da virtude e da fé.
· Produz como frutos do Espírito Santo a certeza da fé e o gozo espiritual.
· Leva à bem-aventurança dos “puros de coração que verão a Deus”.
· Brilha nos grandes doutores da Igreja como Agostinho e Tomás de Aquino.
· Faz-nos distinguir a verdadeira doutrina católica de qualquer outra e torna-nos capazes de a defender.


“Creio em um só Deus, Pai Todo-Poderoso”

“Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras”

“Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a Vida”

“Creio na Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica”




Referências
http://www.agencia.ecclesia.pt/catolicopedia/artigo.asp?id_entrada=627

Sem comentários: