25 outubro 2006

Olá Pessoal!

Aqui fica a reunião de Domingo passado, onde foi tratado o primeiro Dom, a Sabedoria.

Grupo de Jovens de Mem Martins

Reunião de 22 de Outubro de 2006


O DOM DA SABEDORIA


“Deus concedeu a Salomão sabedoria e inteligência extraordinárias, e mente aberta como as praias do mar. A sabedoria de Salomão foi maior que a de todos os filhos do Oriente e maior que toda a sabedoria do Egipto. Foi mais sábio que qualquer pessoa: mais que Etã, o ezraíta, e mais que Emã, Calcol e Darda, filhos de Maol. A sua fama espalhou-se por todas as nações vizinhas. Ele compôs três mil provérbios, e mil e cinco cânticos. Falou sobre plantas, desde o cedro do Líbano até ao hissopo que cresce na parede. Falou também sobre animais, aves, répteis e peixes. De todas as nações vinha gente para ouvir a sabedoria de Salomão. Vinham também os reis dos países, onde se havia espalhado a fama da sua sabedoria.”

1 Reis 5, 9-14


· Como Jesus, também nós podemos crescer em sabedoria e graça.
· Crescemos, diante de Deus e dos homens, durante toda a nossa vida.

“Deus disse-lhe: «Pede. O que queres que te dê?» Salomão respondeu: (…) Ensina-me a ouvir, para que saiba governar o teu povo e discernir entre o bem e o mal. Pois quem poderia governar este teu povo tão numeroso?» Agradou ao Senhor que Salomão tivesse pedido estas coisas. Então Deus disse-lhe: «Porque pediste isto, e não vida longa, nem riquezas, nem a morte dos teus inimigos, mas discernimento para ouvir e julgar, farei o que pediste. Dar-te-ei mente sábia e inteligente, como ninguém teve antes de ti e ninguém terá depois. Dar-te-ei também o que não pediste: riqueza e fama, de modo que não haverá nenhum rei que te iguale, durante toda a tua vida. E se andares nos meus caminhos e observares os meus estatutos e mandamentos, como fez o teu pai David, conceder-te-ei vida longa».“

1 Reis 3, 5-14


“Jesus desceu então com seus pais para Nazaré e obedecia-lhes. E sua mãe conservava no coração todas estas coisas. E Jesus crescia em sabedoria, em estatura e graça, diante de Deus e dos homens.”

Lc 2, 51-52


À medida que crescemos vamos tendo mais responsabilidades.
Os outros contam connosco.
O Grupo ajuda-nos a crescer na fé.

2 comentários:

Anónimo disse...

Entre muitas outras frases que o meu amigo Pedro Almeida diz, há uma mto importante e que o pessoal do grupo de jovens deve sempre guardar no seu coração. A frase é a seguinte: "o grupo ajuda-nos a CRESCER". Isto é muito importante, pois no longo caminho que fazemos para tentar alcançar a sabedoria, sabedoria divina, concerteza que passamos por bons e maus momentos e devemos saber que o grupo de jovens há-de lá estar sempre para apoiar o pessoal quando cada um mais precisar. No grupo de Jovens de Mem Martins e em todos os outros grupos de jovens católicos, existe um Grande amigo comum a todos JESUS.Este nunca nos abandona. Ele deu a vida por nós. è preciso ter-se muito amor para conseguir tal proeza.
Eu apesar de neste momento não frequentar nenhum grupo de Jovens da nossa paróquia, penso que a experiência de grupo é muito importante para o crescimento pessoal e espirital de cada um.
Como diz aquele salmo bem conhecido de todos nós:"Felizes os que Amam o Senhor, Felizes os que andam em seus caminhos, Felizes são os pés daqueles que vivem e anunciam a verdade".
Este salmo traduz muito aquilo que é a sabedoria divina e como a devemos alcançar.
Para finalizar, gostei mt do vosso blog e vou aparecer aqui mais vezes para ver o que têm andado a fazer.

Pedro Almeida disse...

Olá a Todos.
O meu nome aparece aqui pois sou o administrador do blog mas este blog não é meu mas sim do Grupo de Jovens de Mem Martins.
Por isso nem todos os textos são da minha autoria. Gostava que os mais novos do GJMM também me enviassem textos para aqui colocar, mas por enquanto tem sido só os responsáveis.

Boa Semana.