15 janeiro 2007


Grupo de Jovens de Mem Martins
Caminhar na Amizade, Crescer na Fé, Cantar a Vida com Cristo

Dom da Ciência

A fim de resistir a tais subtis tentações e curar as consequências negativas para as quais elas nos podem conduzir, o Espírito Santo socorre as pessoas com o Dom da Ciência. É este o dom que ajuda a estimar as coisas correctamente na essencial confiança no Criador. Graças a isto, S. Tomás escreve: que o homem não estime as criaturas mais que elas merecem e não coloque nelas o propósito de sua vida, mas em Deus (ct. " Summa Theol ". II-II, q. 9, um. 4).

Iluminado pelo Dom da Ciência, o homem descobre ao mesmo tempo a distância infinita que separa as coisas de Deus, a sua intrínseca limitação, e o perigo que elas podem apresentar, quando, pelo pecado, ele faz uso impróprio delas.
Reunião de 14/01/2007
Olá a Todos!!

Não sei se se recordam, mas tinhamos prevista uma visita à Casa de Saúde do Telhal para Dezembro, que foi adiada por indisponibilidade do Telhal.

Já temos data para essa visita, e será a 20 de Janeiro. Começa às 14.00 no Telhal, (partimos todos juntos do salão, pelas 13h15m) e vai-nos ser apresentada a casa, a nível de história e missão e depois faremos uma visita guiada.

A chegada está prevista para as 17.00h. Recorda-se que esta não é uma actividade alternativa, isto é, não é para ir apenas se nos apetecer, é uma actividade do grupo, e como tal todos devemos estar presentes!

Quem ainda não deu o nome e vai, por favor contacte os responsáveis do GJMM.

Beijos e Abraços.
Grupo de Jovens de Mem Martins
Caminhar na Amizade, Crescer na Fé, Cantar na Vida com Cristo

Dom da Ciência
1. O Dom da Ciência permite um juízo recto sobre as criaturas, não colocando nelas a felicidade perfeita, nem o fim absoluto de tudo o que somos e temos. Faz com que o ser humano entenda que a aparência deste mundo é passageira (1Cor 7,31). O dom da ciência orienta-nos para Deus, desapegando-nos das criaturas.

2. O Dom da Ciência permite julgar rectamente das coisas criadas em ordem à salvação, levando a usar santamente dos bens deste mundo, sem apego a eles, como fazia S. Francisco de Assis. Aperfeiçoa o exercício da virtude da esperança. Produz, como frutos, também a certeza da fé e o gozo espiritual. Levando à bem-aventurança dos “que choram (os pecados próprios e os do mundo), porque serão consolados”.

3. É o Dom de saber interpretar a Palavra de Deus, de explicar o Evangelho e a doutrina da Igreja, de fazer avançar a teologia, de traduzir em palavras o que se vive na prática. Por este Dom o Espírito Santo nos revela interiormente o pensamento de Deus sobre nós, pois "os mistérios de Deus ninguém os conhece, a não ser o Espírito Santo" (Cor 2,10-15).

4. O cristão perde a visão mundana das coisas e passa a julgá-las à luz da fé. Em tudo enxerga a mão benevolente de Deus, passa a compreender a transitoriedade desta vida e a necessidade de tudo fazer com vistas à eternidade, pois entende que a felicidade neste mundo nada é em comparação ao que Deus preparou na eternidade para os que O amam.

5. O Dom da Ciência, embora não defina a natureza e as propriedades físicas ou químicas de cada criatura, faz que o cristão penetre na realidade deste mundo sob a luz de Deus, vê cada criatura como reflexo da sabedoria do Criador e como aceno ao Supremo Bem.

Reunião 07/01/2007

05 janeiro 2007

Olá a Todos.

Queriamos aqui relembrar aos mais esquecidos que este Domingo retomam as reuniões do Grupo de Jovens de Mem Martins, às 10h30, e que o tema desta semana é o "Dom da Ciência".
Não Faltem.

Beijos e Abraços e já agora um Bom Ano de 2007 a todos.